quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Historia de Sadako Sasaki e o Tsuru


Monumento da Paz das Crianças
Ultimamente tenho andado ocupado planejando e pesquisando sobre a arte do Origami. Mesmo ja tendo conhecimento dessa historia, tao amplamente divulgada por pessoas do mundo inteiro com a ajuda dos recursos da rede, resolvi postar tambem esse brilhante exemplo de que mesmo nao se alcançando a vitoria da forma como queremos, precisamos reconhecer que o mais importante é lutar e acreditar. Se assim fizermos, lutarmos e acreditarmos, talvez nao sejamos premiados como os vencedores, mas certamente receberemos nossa recompensa por termos tentado. Que a historia de Sadako nos inspire a reconhecer que a paz tao desejada, encontra-se em nos mesmos, precisando apenas ser despertada e espalhada aos nossos irmaos.

Depois da destruição de Hiroshima em 1945, muitas doenças surgiram entre os sobreviventes. Uma das vítimas, Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão, começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos. Seu diagnóstico: Leucemia.

Quando Sadako estava no hospital, um amigo trouxe-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (tsuru). Contou-lhe que o pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Explicou-lhe que se uma pessoa dobrar mil tsurus e fizer seu pedido a cada um deles, seu pedido será atendido.

Sadako começou então a dobrar tsurus e pedir por sua cura, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako desejou, desse modo, pedir a Paz Mundial.

A esperançosa menina dobrou 964 tsurus até 25/10/1955, quando “fez a passagem”. Seus amigos dobraram os tsurus restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da Bomba Atômica. Então, formaram um clube e começaram a pedir dinheiro para um monumento.

Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de nove outros países contribuíram e, em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz, em Hiroshima. Todos os anos, no Dia da Paz (06/08), pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o parque. A mensagem esculpida à base do monumento de Sadako é o desejo das crianças e, acredito, de todos aqueles que a lêem:

"Este é nosso Grito, Esta é nossa oração:
Paz no mundo!!! Sadako, onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, e esperamos que também seja cumprida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário