terça-feira, 28 de setembro de 2010

Uma das minhas paixões


O Tsuru - figura símbolo do Origami

O Origami, a arte de dobrar papéis, me acompanha desde tenra idade. Recordo-me com saudosismo de ter sido apresentado à esta arte quanto ainda menino pela nossa amiga Judite. Vindo passar uns dias em nossa casa, Judite alegrou-me ao dobrar um recorte de papel e me entregar uma figura pronta. Achei magico (e ainda acho) ver surgir de um simples pedaço de papel uma figura semelhante ao visto no real. A figura presenteada a mim por Judite foi o Tsuru, a figura símbolo do Origami. Desde então, apaixonei-me por essa arte, não apenas por achar fantástico o resultado das dobraduras, mas por conhecer o quanto o Origami pode ser útil àqueles que o praticam no desenvolvimento de valores como paciência, concentração, respeito, tranquildade, paz, perseverança, entre outros.
Para os interessados em conhecer um pouco desse universo, um pouco da historia da origem do Origami.

O porco

No segundo século d.C., o papel foi inventado na China e, com ele, teve origem quase simultânea a arte de dobra-lo para obter formas de objetos, de animais, de flores ou ainda formas abstratas. O percurso da China ao Japão foi rápido e, exatamante nesse ultimo, a dobradura do papel floresceu e adquiriu extraordinària importância.

O Elefante

De inicio, foram os monges que, predominantemente se ocuparam do origami - literalmente, "dobradura de papel" - construindo objetos rituais que representavam a oferta e testemunhavam a presença da divindade no templo. Com o passar dos séculos, partindo de um uso primeiramente reservado àqueles que se podiam permitir a utilização desse material por demais custoso, o origami foi se tornando passatempo para as classes mais abastadas. Tendo encontrado finalidades praticas na vida cotidiana, passou, por fim, a fazer arte integrante do ensino nas escolas. Acompanhou, pois, de certo modo, os altibaixos da produção do papel que, em se tornando sempre mais acessível, favorecia, consequentemente, a difusão do origami.
Além de arte, o origami é hoje considerado no Japão, mais que um jogo, um divertimento construtivo e um passatempo inteligente. Com efeito, praticar o origami significa concentrar-se na forma a ser obtida, implica em ser absolutamente preciso na produção da obra e em seguir uma progressão lógica, coordenada de movimentos das maos, afim de obter um produto o mais perfeito possível. Portanto, o origami estimula e engrandece a capacidade de concentração, aumenta a destreza manual e induz a uma excelente correlação entre aquilo que é idealizado e o que é executado.
O origami é um instrumento educativo!
Fonte: ZANELLI, Cândida Mascia. Brincando com dobraduras. Vol. I - Ed 7 - São Paulo: Paulinas, 2007.

A Borboleta


Depois de conhecer um pouco mais sobre o origami, adquiri livros, aprendi com outros apaixonados figuras simples e também mais complexas. Mais que um passatempo, o origami para mim representa uma das coisas que me coloca em sintonia com o sublime, com a essência da vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário