terça-feira, 24 de abril de 2012

VAGANDO EM PENSAMENTOS

Ultimamente tenho me encontrado assim, vagando em pensamentos. Confesso que não sei bem ao certo que pensamentos se fazem mais presente agora, se pensamentos do passado ou do tempo atual. A certeza é que não são de futuro. Sabem quando algo vivido ou não povoam nossa mente e nos fazem ter saudade dos tempos idos? Acho que é assim que estou me sentindo: preso ao passado. Minha mente está cheia de imagens, de lembranças passadas, de arrependimentos, de desejos não concretizados. Isto me deixa melancólico; mas não tanto a ponto de esquecer o tempo presente e do quanto preciso me manter vivo para experimentar o novo.
Nesses momentos, mergulho num oceano dentro de mim. E fico ali por horas. Vejo-me em completo silêncio e diversas sensações me tomam e me fazem sereno, tranquilo. Se pudesse, ficaria ali o tempo todo. Mas não posso! Voltar ao passado, às lembranças do que vivi e mais ainda daquilo que não vivi, precisam ser deixadas pra traz. Embora eu saiba que jamais poderei me livrar delas, pois as mesmas fazem parte de minha trajetória neste plano, de meu histórico de vida, necessito deixa-las de lado e seguir em frente. Preciso concentrar-me no presente e fazer dele tudo o que de melhor eu puder, afinal, serão as coisas boas, as obras que produzi, o bem que eu fizer que ficarão como aquilo que fui.
Não sou perfeito... estou longe deste status. E para chegar à essa condição ainda terei que me esforçar muito para isso. Esta mescla de sentimentos que me preenchem e me fazem vagar em pensamentos, por vezes me ajudam a refletir sobre isto. O que quero? Quem sou? Onde estou e aonde quero chegar? Estas e tantas outras perguntas fazem parte de todos nós. Respondê-las não é fácil; exige muito de nós. E talvez não queiramos respondê-las, pois uma vez respondidas, teremos que assumir as verdades por traz das respostas. Esse processo de perguntas e respostas pode ser doloroso e não me vejo pronto pra sofrer, embora sofra todos os dias.
Vago em pensamentos na esperança de parar em alguma paisagem que me traga consolo e felicidade. Vago em pensamentos buscando compreender a mim mesmo e o outro, nossos erros, nossos acertos. Vago em pensamentos, no desejo de crescer rumo à perfeição. Se os momentos de devaneio e sonho, de idas e vindas ao passado me permitem sair de mim e ir ao encontro do entendimento pessoal e coletivo, quero continuar vagando em pensamentos. Quem sabe um dia eu encontre quem me compreenda e cresçamos juntos.