quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Magia e a beleza dos Kusudamas

Olha eu aqui mais uma vez, ajudando a divulgar o Origami. Como havia prometido, esta postagem vem trazer ao conhecimento de todos um pouco sobre os kusudamas, essas incriveis estruturas de papel que encantam pela sua beleza e graciosidade. Existem muitos tipos de kusudamas, pois os modulos variam muito de forma e de acordo com a forma do modulo temos um kusudama diferente. As fotos ilustrativas deste post são de kusudamas feitos por mim. Todos eles sao compostos de 30 modulos, que quando encaixados um no outro dão esse formato de bola. Basicamente e numa linguagem clara, os kusudamas consistem da construção de formas geométricas a partir de diversar unidades dobradas. A junção das unidades é conseguida dobrando-se cada uma e inserindo-se a aba de uma na bolsa da proxima.
Fiz uma pequena pesquisa na internet e obtive algumas informaçoes que complementarão o entendimento sobre essa maravilhosa arte de dobrar papéis.
KUSUDAMA: Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama.
Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.
Os kusudama de Tanabata também podem ser chamados de fukinagashi (flâmulas), preservando o formato similar dos originais chineses, enfeitados com flores e com tiras de papel (tanzaku) penduradas. A criação dos famosos kusudama do Tanabata Matsuri de Sendai, província de Miyagi (que também podem ser apreciados no Festival das Estrelas da Liberdade), é atribuída ao comerciante da cidade de Ichibanchô, Kengoro Mori, que, em 1946, se inspirou na beleza das dálias de seu jardim para confeccionar, em papel, enfeites tão vistosos, que acabaram sendo adotados para o Tanabata de sua região.
Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama (wari = waru = partir, cortar), pois são “partidos” ao meio, como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel e, no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo da comemoração, o kusudama pode ganhar formatos variados, abrindo-se em forma de sino ou coração, para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.

O Cordão
O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.
Kusudamas Atualmente
Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.
Fonte: Wikipédia e Origami Brilhante (David Brill)
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Origami e as inumeras possibilidades de encantamento, necessitando apenas de papel, paciência, perseverança e paz de espirito.
                                                                                                 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Origami - Passo a passo

Olà a todos mais uma vez!!!
Como comentei nas ultimas postagens, tenho descoberto muitas dobraduras interessantes e me apaixonado pelos kusudamas. Ah, talvez ainda não saibam o que são os kusudamas... e é por isso que estou preparando uma postagem sobre os mesmos, numa forma de divulgar, fazer conhecer essas estruturas incriveis, lindas e cheias de encanto. Por enquanto, preparei uma coisinha para aqueles que tiverem acesso a esse blog, com a ajudar do meu sobrinho Emmanuel: um passo a passo em imagens de uma linda flor modular. São dobras simples e de facil compreensão e o resultado é lindo! Para visualizar melhor as imagens, dê um clique na imagem e ela serà ampliada.
Espero que gostem e se conseguirem fazer (tenho certeza que sim) me mandem um recado, ok?!

Aguardem a postagem sobre os kusudamas. Estou preparando com capricho!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EXERCITANDO A PACIÊNCIA. SEMPRE!


Rosa que se transforma em cubo

Estrela Modular
Nos últimos dias retomei as pesquisas e atividades com o Origami. Por ser um praticante dessa arte milenar, tenho a consciência de que para o aperfeiçoamento e memorização dos projetos, das muitas e muitas dobras, é preciso dedicação, treino e muita paciência. Para se ter uma idéia do treino, algumas figuras e/ou objetos como, por exemplo, os kusudamas, são compostos por 30, 60, até 90 módulos todos iguais. Ou seja, dobrar uma mesma figura esse tantão de vezes ai! Dá pra perceber o trabalho de paciência??? Embora possa parecer chato e enfadonho, existe algo de prazer nisso e depois de tantas dobras o resultado (quando consigo) me enche os olhos e experimento sensações muito boas.

Cubo que se transforma em rosa

Mais uma vez me sinto motivado a buscar novas formas, novas figuras, novas dobras... novos desafios. Desse modo, trago neste espaço meus mais recentes projetos, ainda em fase de treino, memorização e por que não, prazer em dobrar papéis, nessa magia de transformar papel em objetos, animais, figuras. Espero que gostem!!!


Kusudama Star



Até qualquer hora! De novo, de novo, de novo, de novo, de ...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ALEGRIA, ALEGRIA...

Chega a ser engraçado. Alguns acontecimentos que tiram-me da rotina,  por vezes enfadonha e tediosa, conseguem encher-me de satisfação, alegria e contentamento, muitas vezes sem que eu sequer tenha a pretensão de que estas coisas aconteçam. Externar sentimentos, pensamentos por meio da escrita sempre foi um prazer para mim. Disso muitos até já são sabedores. É como se em poucos instantes eu me entregasse ao sonho, ao devaneio e a emoção me toma e palavras, frases, gestos, me conduzem à produção de textos reveladores de mim e daquilo em que acredito. É como se num transe repentino, rápido, eu pudesse deixar no papel uma marca em forma de palavras que se juntam e formam frases que por sua vez compõem um oceano textual. E quase sempre quando isso acontece, não estou preocupado com o resultado, a quem vai chegar diretamente. Somente depois de escrever é que relendo muitas e muitas vezes, sinto o poder das palavras, o mexer delas com a quietude do meu ser. As palavras me fascinam, me levam a interpretá-las, a senti-las pra que outros tenham a possibilidade de senti-las também.
Neste breve relato, onde mais uma vez exponho parte mim, como já comentado ao criar este espaço de partilha, trago aos leitores de meus textos um punhado de palavras organizadas em “frases-sentimento” que tiveram seu poder reconhecido pelos nobres acadêmicos das letras do nosso estado Ceará.
Sem a pretensão de ter reconhecimento como escritor nem tão pouco poeta, tive ao meu alcance a oportunidade de participar como inscrito no 1º Concurso Literário Pague Menos – Poesia, com o tema A Força do Abraço, tendo a grande alegria de ter minha poesia escolhida com menção honrosa entre mais de 3 mil inscritos, para fazer parte de uma coletânea com as 100 melhores poesias de todo o Brasil. E como a minha intenção com este recurso tecnológico é partilhar um pouco de mim, do que faço e do que sou, divido com todos aqueles que tiverem acesso a esse blog a minha produção, a poesia que deu-me o mérito de ter meu nome publicado numa obra literária.
BASTARIA APENAS UM
Sempre que minh’alma reclama por carinho,
tu vens á minha mente.
Meus sentidos são despertados e por instantes te sinto:
um olor me embriaga,
um toque de brisa imitando seda me arrepia,
o silêncio me faz ouvir tua voz.
Sinto o gosto salgado do teu suor em minha boca.
Procuro-te ao longe, mas minha visão não é
confortada pela tua imagem.
Então paro, fecho os olhos e desejo:
Dentre tantas coisas que anseio agora,
linhas de palavras seriam insuficientes
para preencher o vazio no meu peito;
Bastaria apenas um abraço seu para
Eu alcançar a paz que preciso nesse instante.